quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Berlim

Se lembrar dos mínimos detalhes um ano depois é difícil, mas vamos lá. Vou dar minhas impressões gerais sobre as cidades, sem muitas dicas específicas, ok? Berlim é uma cidade onde eu poderia passar bem mais que os 4-5 dias que eu passei. Pra quem ama História, como eu, é um prato cheio. Fora que a cidade é limpa, organizada, bonita - tudo funciona. Fiquei hospedada num hotelzinho no centro, em Mitte. Quarto privativo, com banheiro, simples mas honesto. Cheguei à tarde, então no primeiro dia só saí pra jantar num restaurante argentino perto do hotel - divino, a propósito - e descansei.
No dia seguinte fiz um tour a pé - como o que eu tinha feito em Londres - no qual passei por vááários pontos turísticos. Esse tour é grátis e pode ser feito em inglês ou espanhol, basta agendar pelo site. No fim você dá a quantia que quiser pro guia (a maioria dava 10 euros, mas vi gente deixando moedinhas e achei sacanagem). No fim do tour, quem quiser vai almoçar num bar que eles recomendam e tomar cerveja, claro.
Conheci um pessoal do couchsurfing no tour e combinamos uma balada pra noite, mas não rolou.
 Nos outros dias, bati perna. Fui a vários museus, caminhei pelos parques, andei de carruagem de bicicleta, vi uma apresentação de atabaques tocados por japoneses (?) na frente do Parlamento... me perdi duzentas vezes, parava quando estava cansada pra tomar um café, entrava no meio de manifestações sem saber nem o que reivindicavam ou olhava a chuva e fotografava pessoas aleatoriamente.
Foi um passeio bem solitário, mas tranquilo, agradável. Fui embora com a sensação de que não conheci tudo e preciso voltar a Berlim. Estou sem meu caderninho aqui e não lembro o nome de tudo que eu visitei, mas depois atualizo o post (e posto fotos, se o blogger me permitir).

Um comentário:

  1. Engraçado você ter passado 5 dias e querer voltar a Berlim, uma cidade que, a princípio, não imaginei conhecer. Amo história! Bom saber que novas aventuras me aguardam!

    ResponderExcluir