sábado, 8 de setembro de 2012

Andalucía, mucho gusto!

Sempre tive muita vontade de conhecer a Andaluzia. A influência dos mouros, que dominaram a península por 800 fucking anos, me encanta. Só que eu não precisava ter conhecido a Andaluzia no verão... Chegar lá , em Granada, foi como chegar ao Piauí (se você já esteve no Piauí sabe do que estou falando). Mesmo bafo quente na saída do avião, mesmo aeroporto pequenininho que mais parece uma rodoviária de interior. Ônibus pra ir do  avião até o terminal? Nada. Vc vai carregando a bagagem debaixo daquele sol escaldante e, quando chega no ar-condicionado, acha que chegou no Paraíso. Mas sua bagagem demora mais 45 minutos pra chegar, então você está no Inferno mesmo, no doubt.

Chegamos ao hotel, no centro, e parecia que havíamos chegado à uma cidade-fantasma. Quase ninguém na rua (parecia domingo em Brasília) e tudo que queríamos era um lugar pra comer às 4 da tarde, com ar-condicionado. Nada. Andamos, andamos e andamos até achar uma lanchonete aberta. Debaixo de um sol escaldante, 40º na cabeça. Como se não bastasse a siesta, famosa  (e apoiadíssima) tradição espanhola, no verão eles fecham as portas quando começa a ficar insuportável (tipo 2 da tarde) e só reabrem tudo quando o calor ameniza, lá pelas 8, 9 da noite. Ou seja, se você for à Andaluzia no verão, seu dia terá umas 4 horas.
Sendo assim, temos que aproveitar a noite, né? Né.

E a noite de Granada começa muito tarde. Muito mesmo, tipo às 23h as pessoas começam a sair de casa para os bares. Pra quem andou debaixo de sol durante o dia e não dormiu é complicado acompanhar o ritmo. Mas as tapas...ahhhhhhh, as tapas! Se você não quiser gastar dinheiro em Granada com comida, não precisa. Se você se senta num bar/restaurante e pede uma água sem gás, eles te servem uma "tapa". Pra quem não sabe, tapa é uma porção de alguma coisa. Mas não é que nem aqui no Brasil, que um amendoim ou uma azeitona "de grátis" já é motivo pra sorriso, não... Lá é coisa de primeira, às vezes uma refeição! Eu já sabia disso e achava que era mito, ou esperava um amendoim, masss... é pra valer, gente! No capricho!

Claro que você não pode escolher a tapa que vão te servir, mas "salir de tapas" é uma arte a ser estudada. Se você paga, escolhe. Se não, é uma surpresa em cada lugar... Até coelho eu provei! (gente, eu jamais comeria um coelho fofinho...). Batata, camarão, peixe, presunto, gazpacho, sanduíches... qualquer coisa pode ser uma tapa. E em Granada, grátis.

Ah, também tem os free drinks na noite. No meio da rua, mocinhas bonitas e arrumadinhas ficam oferecendo flyers (eu já fiz isso quando morei lá) pra você entrar na boate na qual trabalham. O atrativo é um "chupito" (shot) ou entrada free, drink grátis, varia. Mas você pode conhecer vários bares/boates sem pagar  a entrada e sem pagar pra beber também. Dá muita gente novinha nesses lugares; estudantes, turistas pós-adolescentes e nem tanto,  alguns velhos chatos - mas é uma boa pra quem tá com a grana curta.

Ainda vou escrever sobre os pontos turísticos, mas essas foram as dicas pra quem for a essa cidade encantadora. Ah, se conhecerem alguém de lá, não deixem de pegar dicas com eles. A amiga da minha amiga nos levou em vários "sítios de tapas" que a maioria dos turistas não conhece - e estão bem no centro! Uma portinha num prédio que parece abandonado pode revelar um bar totalmente kitsch na decoração, super bem frequentado e com música ótima! Se eu fosse uma simples turista, nunca teria entrado num lugar tão legal!! Mais dicas na próxima postagem... ;)

2 comentários:

  1. QUer dizer que pedindo água sem gás eles tbm servem tapas? Achei que era só com bebida álcoolica! Bom saber essas dicas! E sim, eu já sabia que a Andaluzia era um inferno no verão,assim como a Itália (ROma em agosto é um inferno lotado de tudo quanto é gente, menos italianos!).
    POste mais, estou adorando as dicas!
    beijo gde
    Karla

    ResponderExcluir
  2. Então, menina, eu tb achava que era só com álcool, mas não... Também sabia que era quente, mas também é super seco. Em breve posto mais, bjo!

    ResponderExcluir