quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Barcelona, parte 1 de 1

Bom, terminei falando só de Londres até agora, então vamos a Barcelona. Pra quem não me conhece ou está chegando agora, eu e Barcelona temos uma relação de amor profundo. Fui pra lá passar 3 meses, fazendo um curso de espanhol, e acabei ficando dois  maravilhosos anos. Então, voltar pra Barcelona depois de tanto tempo era obrigatório e, como não podia deixar de ser, foi emocionante!! (pausa pra enxugar as lágrimas).
Barcelona continua do jeitinho que eu deixei. Talvez com mais turistas. Talvez não, com certeza. A cidade estava megalotada, fila em todos os lugares, todas as línguas se misturando ao meu tão familiar catalão - foi tão bom escutar o rádio em catalão no táxi indo pra cidade e entender tudo! - e muitos, mas MUITOS brasileiros. Conversando com meus amigos que ainda moram lá confirmei essa percepção. Na época em que eu morava lá já havia brasileiros, claro, mas a maioria era de gente que morava lá, trabalhando e/ou estudando. Quase não se ouvia português nas ruas; agora, parece que você está no centro de alguma cidade  brasileira. Muitos turistas, comprando, comprando e comprando...
O hotelzinho que eu fiquei estava a 50 metros das Ramblas, super cêntrico, do lado do metrô. Depois quero fazer um post só com a crítica dos hotéis, então não vou falar muito agora. Era limpo, cêntrico e eu quase não fiquei nele...rs. Dormi mais na casa de um amigo do que lá ("Porra, como é que você gasta dinheiro com hotel se não sai daqui? É tonta ou o quê?"). Sim, esse meu amigo é a delicadeza em pessoa, mas muito amado. O problema é que lá eu não ia fazer "turismo" - deixei pra fazer isso quando voltei, em julho, com dois amigos - e só queria playa y fiesta! Sim, eu merecia uma semaninha de descanso antes de recomeçar a jornada.
Acordava na hora que eu queria e minha única preocupação era: praia, parque ou compras? rs. De dia meus amigos estavam trabalhando mesmo, então eu ia bater perna. Mas à noite... Fui visitar meus barzinhos preferidos, tomar sangrias, mojitos, vinhos (eu odeio cerveja) e observar as pessoas. Adoro me sentar, pedir um vinho e tirar meu bloquinho da bolsa, anotando tudo que eu vejo ou penso. Isso quando os amigos não podiam sair, claro. Pena que o pub onde eu trabalhei fechou, queria ter visitado meu ex-chefe. Nos outros dias era boteco com a galera e festinhas na casa desse meu amigo farrista. Quase todo dia eu estava lá.
Passei a semana toda nesse esquema, visitando meus lugares favoritos, indo à praia, bebendo só ou com os amigos, fazendo (poucas) comprinhas. Ah, tenho que contar que eu chorava toda vez que chegava a um lugar especial pra mim, que me trazia boas lembranças. Pisei na Rambla? Chorei. Na praia? Chorei. Catedral del Mar? Chorei. No meio do Gótico, meu bairro favorito? Sentei e chorei. No Michael Collins, meu pub favorito minha segunda casa? Chorei quando meu garçon favorito, John, me reconheceu depois de tantos anos. Enfim, foi uma semana tranquila, de descanso, de preparo para o resto da trip...

Nenhum comentário:

Postar um comentário