quinta-feira, 25 de outubro de 2012

De volta à Andaluzia...

Não, amiguinhos, não estou na Europa de novo. Só resolvi retomar o blog que abandonei mais uma vez...rs.
E estava falando de Granada (colei aqui, porque nem eu lembrava). Pois então... o monumento top de Granada, claro, é La Alhambra - pronuncia-se Alambra, um complexo de palácios e jardins construídos durante a ocupação moura na Espanha. É de cair o queixo! Compre a entrada antecipada pelo site, chegue cedo e explore bem essa joia histórica e arquitetônica. A vista também é de tirar o fôlego!
Aliás, uma dica é ir ao Mirador de San Nicolás quando o sol estiver se pondo. A vista da Alhambra se acendendo é divina (em algumas épocas eles fazem visitas noturnas também), e há um restaurante/bar super gostosinho lá no Mirador (fico devendo o nome pra vocês). E a cidade é toda bonitinha: ramblas, fontes, monumentos... até as luminárias dos postes são fofas! (Tô muito meiguinha, né?rs). Vale à pena um bom passeio pela cidade antes de aproveitar as tapas grátis (como contei no último post).
De Granada fomos para Córdoba. Hmmm,  que dizer de Córdoba? Não sei se foi o calor, a falta de arborização e excesso de concreto, mas não achei uma cidade bonita. Tirando a Catedral/Mesquita, que é FANTÁSTICA, não vi muita graça. Vi o rio, de água marrom e quase seco; a Sinagoga, minúscula; e as ruínas dos banhos (a historinha do museu é mais interessante que as ruínas em si). Mas aquela Catedral/Mesquita é uma das coisas mais fascinantes que já vi... A "reciclagem" que os católicos fizeram naquela gigantesca obra moura é incrível! Estão lá os arcos e as colunas de mármore; os azulejos e o ouro, os santos convivendo com aquela arquitetura mourisca de encher os olhos.
Ah, tem um detalhe importante que eu não mencionei. Há muitos ciganos no sul da Espanha. E os gitanos, meus amigos, não brincam em serviço. Não é preconceito (pq eu já conheço) e aqueles que estão ali pedindo pra ler sua mão, não duvide, estão ali pra te roubar. Eu já sabia do truque e ainda assim uma cigana  me abordou. Depois de ouvir 6 dúzias de bobagens sobre meu futuro, abri o bolsinho da frente da bolsa (o resto lacrado e com as mãos segurando) e tirei uma moeda de 1 ou 2 euros. "Não, não, moeda dá azar, quero uma nota". "Desculpa, senhora, não tenho nada, se quiser, é o que tenho". "Mas eu troco pra você. Olha lá, sua amiga está nos ajudando". E quando eu viro pra trás vejo minha amiga cercada por 4 ou 5 ciganas, com a carteira aberta!! Corri até ela, mas era tarde: ela já havia caído no golpe. Não me perguntem quanto ela deu, mas foi MUITO, e justificou: "Você não sabe o que é mau-olhado de cigana!". Então tá. Nem preciso dizer que depois dessa ela fechou a mão e nem pegar um táxi de 7 euros queria, né? Mas essa é outra história...rs
Em Córdoba só passamos o dia mesmo. No fim da tarde, trem pra Sevilla, corremos pro nosso hotel (de luxo, tá, meu bem?) pra ver a final da Liga. Espanha ganhou lindamente e eu chorei copiosamente junto com os espanhóis!rs No próximo post: Ayyyy, Sevillaaaaaaa!!

2 comentários:

  1. Estou adorando e quero saber mais de Sevilha! Esse será meu próximo projeto: Andaluzia e quero saber tuuudo!!!! Pena que vc não gostou de Córdoba! Vou ficar atenta às ciganas e à minha bolsa!
    Não demore muito para postar que fico ansiosa!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. En realidad lo que no quería era ser el novio pagafantas que pagaba todos los taxis ;)

    ResponderExcluir