terça-feira, 15 de maio de 2012

Arrumando a mala (ou mochila)

Hoje não fiz nada relacionado à viagem - nem pesquisa, nem roteiro, nada! Só fiquei relembrando, vendo fotos antigas e sonhando com as novas - dessa vez, sem dezenas de rolos de filme na mochila. E quando eu penso na mochila (que dessa vez vai se transformar em mala de rodinhas) não tenho saudade nenhuma... Saí de Barcelona com 10 kg na mochilona e 5kg na mochilinha, voltei com mais de 30kg nas costas!
Acho que o principal problema de que vai fazer uma viagem grande pela primeira vez é: o que levar na mala/mochila? Sou uma péssima conselheira nesse ponto. Sempre viajo com uma mala enooorme porque acho que pode pintar um casamento surpresa no caminho e eu estarei sem vestido! Bobagem, sempre volto com metade da mala sem usar. Dessa vez vou tentar - juro! - ser mais compacta na arrumação da mala.
Mochila pode ser prática por um lado e um estorvo por outro. Amarrota a roupa, tem que tirar tuuudo pra encontrar uma peça e te deixa corcunda. Já a mala é mais espaçosa, mas dá mais trabalho pra subir escadas, embarcar no trem/metrô, etc. Importante dizer que várias cias aéreas, principalmente as low cost, cobram por mala despachada (às vezes sai mais caro que a própria passagem), mas você pode levar uma maleta de mão (as especificações de tamanho são maiores que as do Brasil). Pra uma viagem curta, se você for voltar pro lugar de origem, vale a pena.


Eu despachava a mochilona e seguia com a mochilinha, com itens pessoais e de valor. Sempre levava uma blusa, calcinha  e um casaquinho nela para alguma eventualidade. E foi isso que me salvou no voo Tenerife - Madrid, quando minha mochilona foi extraviada. Meu Zeus, como extraviam uma mala num voo direto de menos de 2h?? Só sei que foi assim e lá fui eu, descrever a mochila, deixar endereço do albergue e sair do aeroporto chorando. Avisei no hotel sobre o extravio e, depois de um dia caminhando pela cidade, me avisaram na recepção que na manhã seguinte minha mochila seria entregue. E assim foi, depois da noite de pânico dividindo os beliches com os barbudos. 
Depois disso nunca mais perdi a mochila, mas isso não quer dizer que ela não me trouxe mais problemas... Na estação de trem em Paris, estava eu  pimpona e perdida, procurando onde era meu embarque quando piso em falso num degrau e PLOFT! - Joana vai ao chão. Mochilinha na frente e mochilão nas costas, quem disse que eu conseguia me levantar? Fiquei lá um bom tempo debatendo as perninhas - Vida de Inseto feelings - até alguém se dispor a me levantar. E não foi fácil seguir o resto do percurso com aquele peso todo e os joelhos arrebentados...
Enfim, seja mala ou mochila, tem que ser leve e "fácil" de carregar - até porque você vai querer comprar uma ou outra coisa lá, mesmo sendo um mochileiro sem grana. Claro que no inverno a bagagem vai ser mais pesada que no verão, mas lembre-se que existem lavanderias nos hotéis ou próximo a eles. E mulheres: esqueçam o salto alto e os quilos de maquiagem - vocês raramente vão usar. Um sapato de salto é mais que suficiente e uma necessaire com o básico do make tá ok, por mais dolorido que pareça. 
No mais, tênis ou sapato confortável pra andar muito e um chinelinho (principalmente se ficar em albergues), jeans, camisetas, short ou bermuda no verão, um casaco mais pesado no inverno. Até produtos de higiene eu recomendo comprar lá (o xampu daqui não faz espuma lá...rs), fora que na bagagem de mão só é permitido levar líquidos com até 50 ou 100ml (consulte a cia). Remédios e receitas, leve daqui. E não esqueça de informar no formulário da alfândega daqui o que está levando de eletrônicos ou você pode ter problemas na volta. Espero ter ajudado! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário