segunda-feira, 14 de maio de 2012

Planejar com antecedência é fundamental

No último post falei da (des)organização do mochilão de 2003. A dica principal, é claro, é não deixar nada pra última hora, planejar tudo com antecedência e pesquisar, pesquisar muuuuuito antes de comprar/reservar passagens e hotéis!
O primeiro passo, e mais complicado, é decidir o roteiro - saber o que quer conhecer e quantos dias ficar em cada cidade. Não dá pra fazer tudo-ao-mesmo-tempo-agora. Se você tem 15 dias, conheça 3 ou 4 cidades, no máximo. Com o roteiro em mente, é hora de começar a pesquisar o transporte (avião, trem, carro, barco).
Uma coisa que aprendi nesse planejamento é que não adianta só visualizar o mapa e achar "ah, de Budapeste vou pra Praga, que é perto" - é necessário ver as opções e tempo de cada meio de transporte - pois os voos entre essas cidades são caríssimos e, de trem, são no mínimo 6h. Sobre as passagens eu falo em outro post.
Na hora de reservar o tipo de acomodação, há sites que funcionam perfeitamente (www.booking.com  e hosteworld.com são os que eu usei) e muitos aceitam cancelamento (às vezes, cobrando um pouco mais). É só escolher e reservar, em seguida vc recebe a confirmação por e-mail. Em muitos lugares também existem apartamentos pra alugar e essa pode ser uma opção mais em conta pra quem viaja em grupo ou em família. Em qualquer um, observe a localização (no centro e/ou perto de metrô é sempre melhor), as fotos, as facilidades do hotel e dos quartos (alguns têm banheiro compartilhado, outros não têm wi-fi) e, principalmente, as resenhas dos hóspedes.
Já estou com hospedagem e passagens (exceto as de trem) compradas em todos os trechos. Agora estou na fase de pesquisar sobre cada cidade e decidir os pontos turísticos (e não tão turísticos) que eu quero visitar. Estou fazendo mapas de todas as cidades e marcando todos os lugares, lojas, bares e restaurantes recomendados no Google Maps. Lógico que ainda falta muuuuito, mas tô me divertindo...rs. Claro que nada é engessado, o roteiro pode mudar de uma hora pra outra, mas acho ótimo aproveitar a tecnologia que não estava disponível no primeiro mochilão, GPS no celular incluído. ;)
No próximo post, o roteiro da viagem! :)







Um comentário: