terça-feira, 15 de maio de 2012

A Europa antes e agora

Tô adorando escrever esse blog (mesmo que ninguém leia... hahaha). É bom dividir recordações e dar dicas aos que pretendem se largar no mundo, sozinhos ou acompanhados. Dessa vez vai ser mezzo a mezzo, pois como já disse, uma parte da viagem vai ser na companhia do meu melhor amigo, que esticou a viagem dele pra  me acompanhar. Eu fazia questão de visitar o "leste" (Budapeste, Praga e Viena - que não é leste, mas é parecida) e ele não abria mão de Paris, Barcelona e Lisboa. Destas, só Lisboa não conheço (aeroporto conta?rs), mas não é sacrifício nenhum voltar a Paris e a minha amada, idolatrada, salve, salve, Barcelona! ;)
Como eu já contei, nessa trip passo por BCN duas vezes. Em junho, pra verbena de San Joan e rever os amigos que lá ficaram, e em julho, pra apresentar "minha cidade" aos amigos. Fico em média uma semana cada  vez.
Sei que a Europa que eu vou encontrar será muito diferente daquela de 7 anos atrás. É um continente em crise, não tão seguro quanto antes. Pelos relatos de quem mora ou esteve lá recentemente, há muita gente morando nas ruas, pedindo dinheiro, assaltando mesmo. Naquela época já existia, principalmente imigrantes do leste, norte da África e alguns sul-americanos, mas hoje em dia o quadro está bem pior. Pensar nisso me traz tristeza e um pouco de preocupação também.
No período em que eu morei por lá, fui bem tratada, no geral - claro que tinha um ou outro mané xenófobo - e o Brasil estava "na moda". Até uma micareta rolou em pleno Passeig de Gràcia, em Barcelona, que reuniu milhares de pessoas. Mesmo na França, que tem fama de povo mal-educado, não aconteceu nada comigo. Não sei se porque já estava acostumada à marra dos catalães, que são grossos pra caramba, não me deixei intimidar por conta da minha nacionalidade. A única coisa que me incomodava era o fato de a mulher brasileira ser vista como uma bunda ambulante, como já disse antes, mas até isso eu contornava.


Hoje a situação mudou de figura: se por um lado eles precisam de turistas para movimentar a economia, por outro eles morrem de medo de perder seus empregos para imigrantes, às vezes mais bem qualificados que eles. E a não ser que você esteja com uma câmera no pescoço, bermuda, meia no tornozelo e mochila nas costas, não é tão fácil identificar quem é quem. Minha preocupação é justamente essa, ser turista e ser tratada como imigrante que vai roubar empregos - melhor providenciar meu uniforme de turista logo! rs
Muita gente me pergunta se eu tenho vontade de morar lá novamente e a resposta é sempre a mesma: claro! Mas não agora. Aos 20 e poucos anos você larga tudo e não se aborrece com nada, mas aos 30 e poucos a coisa muda de figura. Não quero abandonar minha profissão pra ser garçonete de novo, nem dividir um ap com um banheiro com mais 5 pessoas. Tenho ótimas recordações, mas passou. Quando eu voltar, quero que seja diferente. E sei que agora isso não é possível.

2 comentários:

  1. OI.

    Eu ate leio, mas aguardo ansiosamente as fotos!!

    ResponderExcluir
  2. As fotos virão assim que eu estiver lá! ;)
    Mas de vez em quando vou postando as da viagem passada.

    ResponderExcluir