terça-feira, 15 de maio de 2012

Viajando só

Ontem me empolguei e escrevi demais... rs. Mas é difícil conter a ansiedade! Rever e conhecer pessoas e lugares é uma experiência maravilhosa. Não tem como não criar expectativas - e logo eu, que já sou uma pessoa tão relax, só que ao contrário - não consigo parar de pensar na viagem.
A gente planeja tudo, até quanto tempo tem que passar em determinada atração pra não perder os outros passeios, mas nunca dá certo. O inesperado, o improviso, o "se vira nos 30" tem que estar na bagagem de quem se aventura. E isso não dá pra marcar no Google Maps! ;)
Hoje eu comecei a ler o relato de uma moça que passou 50 dias na Europa e só não terminei de ler porque ela parou de postar. Tomara que não seja igual aquelas séries canceladas que me matam de raiva e ela continue o relato lá no site do mochileiros.com. Me diverti muito com as trapalhadas dela e me lembrei de várias situações  que eu passei nessa solo trip de 2003.
Hoje em dia dou risada de muita coisa, mas passei por tanto perrengue que eu nem acredito. Não dá pra colocar tudo num post, mas vou escrevendo aos poucos as experiências que eu tive. Porém, uma coisa é certa: não há nada melhor e pior do que colocar o pé na estrada sozinha. Você tem toda a liberdade do mundo, faz o que quer, come o que quer, fica quanto tempo quiser dentro daquele museu ou daquela loja... mas tem que pedir pros outros baterem suas fotos e não tem ninguém pra comentar sobre aquele monumento incrível, apontar a roupa ridícula que aquela bisca está usando ou conversar no final do dia (bom, hoje tem internet, mas...).
Eu gosto de viajar sozinha - meus parentes e amigos acham que eu sou doida - mas eu escolho meus destinos e o que eu posso ou não fazer. Viajar sozinho pode ser uma delícia ou horrível, mas nunca é fácil. Não tem ninguém pra ficar com a sua mochila enquanto você anda quilômetros até o balcão de informações. Ninguém pra te ajudar nas mímicas quando você tenta se comunicar em uma língua estranha. Ninguém com senso de direção - coisa que você não tem - pra te guiar pelo metrô.Ninguém pra ir conhecer aquela boate que disseram que era imperdível e você acaba passando a noite de sábado no quarto do hotel, no computador, enquanto seus amigos repetem como papagaios: "Garota, você está na Europa, tem que aproveitar e sair todas as noites!!" (como se eu tivesse dinheiro, saúde e disposição pra isso...).
Óbvio que viajar sozinha não é sinônimo de estar sozinha o tempo todo: Você conhece pessoas em tours, no albergue, no meio da rua, que talvez estejam na mesma situação ou te acolham. Mas não se iludam: a não ser que você seja a pessoa mais extrovertida do mundo (e quem é MUITO extrovertido costuma ser chato também), você não fará "amigos" em todos os lugares. Leve sempre um livro na mochila, pois ele pode ser mais agradável que muita gente.
Para as mulheres que viajam sozinhas, cuidado em dobro: não dê muita trela quando sair só, evite lugares ermos, não seja muito simpática (se aqui já confundem, imagine lá), não divulgue informações do tipo onde está hospedada, não aceite caronas (parece básico, né?). Só que quando a gente está lá fora é tudo oba-oba, vamos viver e amanhã é outro dia, tô sozinha pelo mundo, uhuuuu. Mas dou essas dicas porque já caí nessas roubadas (depois detalho) e me vi em perigo algumas vezes.
Uma coisa que eu raramente fazia era me apresentar como brasileira. Como sou bem branquinha e não tenho nenhuma característica marcante, me passava por espanhola, francesa, inglesa, russa  etc- dependia do interlocutor. Infelizmente há um preconceito ENORME na Europa e brasileiras são sinônimo de sexo caliente  e Carnaval. Eles vão elogiar sua beleza, pedir pra você sambar e tentar te levar pra cama - simples assim. Existem exceções à regra, mas o pensamento da maioria é esse e ponto.
Com os cuidados básicos que eu citei acima, é mais tranquilo viajar só. Você pode conhecer pessoas ótimas, verdadeiros anjos da guarda como alguns que eu encontrei. Mas também pode cruzar com gente trambiqueira, mal-intencionada, canalha... "Não tenha medo e abra o olho" são os meus conselhos para uma viagem em sua própria companhia! ;)

4 comentários:

  1. Também adoro viajar sozinha...
    E meu anjo da guarda foi você que salvou meu natal de 2004, lembra?
    Bjksssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Claro que lembro! Sou um anjo meio desastrado, mas dou pro gasto... hahaha
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu tb jô... Já não estamos mais sozinhas... rsrsrsrs

    ResponderExcluir